domingo, 18 de novembro de 2012

UFMA e UEMA realizam o I Colóquio Internacional de Cultura de Paz em São Luís


O evento tem participação de membros da École de La Paix, de Grenoble – França, e vai propiciar importantes discussões sobre a Cultura de Paz.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a École de La Paix, da França, realiza nos dias 27 e 28 de novembro o I Colóquio Internacional de Cultura de Paz. Com o tema “Tecendo redes de Paz”. O encontro vai proporcionar um intercâmbio de experiências locais, nacionais e internacionais em torno da cultura de paz e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), da Plan Internacional e será realizado no Auditório da Escola de Arquitetura da UEMA, Rua da Estrela, Centro, São Luís, MA.

Faz parte do evento a visita da comitiva francesa ao bairro da Vila Embratel, dia 24 de novembro, pela manhã, para conhecer as ações realizadas pelo Comunicapaz. Os franceses também irão participar neste mesmo dia, da programação no Núcleo de Extensão da UFMA na Vila Embratel (NEVE), que contará com apresentações culturais dos jovens assistidos pelos projetos Comunicapaz e Conexões de Saberes, ambos da UFMA.

A comitiva também conhecerá o trabalho desenvolvido pela SEDIHC, que articula políticas públicas voltadas para a promoção, proteção e defesa de uma cultura de respeito e garantia dos direitos humanos no Maranhão. Estão agendadas visita s duas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas: Centro da Juventude Canaã (bairro Vinhais) e Alto da Esperança (bairro Anjo da Guarda), ambas desenvolvidas pela Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), órgão vinculado à SEDIHC.

A vinda da comitiva francesa a São Luís tem como objetivo consolidar o convênio de cooperação internacional entre a École de La Paix e a UFMA, assinado ano passado. Além disso, as instituições envolvidas no evento vão considerar a possibilidade de criação de um Núcleo da École de La Paix, bem como a implantação de uma unidade de pesquisa internacional em parceria com a Universidade Pierre Mendès, em Grenoble, na França.

O convênio é resultado de negociações iniciadas em 2009 com o projeto de pesquisa “Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel”, conhecido como Comunicapaz, que desenvolve ações de promoção dos valores da cultura de paz e do protagonismo juvenil, por meio de oficinas audiovisuais e artísticas, no bairro da Vila Embratel.


Projeto Comunicapaz
O projeto de pesquisa “Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel” - Comunicapaz, é uma realização da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Rolim Salles, do Departamento de Comunicação Social.

O Comunicapaz atende jovens, de 14 a 24 anos, que moram no bairro da Vila Embratel, localizado na área Itaqui-Bacanga, trabalhando as diferentes formas de comunicação: vídeo, rádio, jornal, fotografia e web. Por meio das oficinas de capacitação os jovens têm a oportunidade de conhecer os valores da cultura de paz e, assim, disseminar esses valores na comunidade onde vivem.

O projeto utiliza a metodologia da pesquisa-ação, com envolvimento dos pesquisadores em todas as fases do projeto. Tem parceria com a Agência de Notícias da Infância Matraca, que atua na defesa e promoção dos direitos de adolescentes e jovens no Maranhão, utilizando os meios de comunicação, com a École de La Paix, com 10 anos de experiências de cultura de paz em Grenoble-França e se articula com as redes da UNESCO no mundo. São também parceiros no evento a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania e a Plan Internacional,organização não governamental de origem inglesa, que há mais de 70 anos está voltada para a defesa dos direitos da infância.


École de La Paix – Grenoble, França
Oficialmente criada em 1998, com o apoio da prefeitura da cidade de Grenoble, na França, e várias organizações fundadoras (Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso da Humanidade, Comitê Católico contra a Fome e para o Desenvolvimento, a Liga de Educação e Doutores do Mundo), a École de La Paix age por meio de atividades educacionais em áreas prioritárias, em escolas da cidade de Grenoble, em parceria com outras instituições. Também atua por meio de pesquisa e documentação para prevenir ou mediar conflitos.

A École de La Paix é vinculada a UNESCO e promove a cultura de paz e convivência, produz material educativo. Trabalha com pesquisa, extensão e formação desde 1998.

Coordenadores do projeto Comunicapaz:
Prof. Vera Salles (UFMA) - (98) 99343085
Prof.Christian Delon (UEMA) – (98) 8852-6732
     Inscrições para o Colóquio
     Para se inscrever, preencha e envie o formulário de inscrição, disponível no link https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dHFlbEtJLThzUENQdEhuWlpqajNpREE6MQ

    O credenciamento será realizado no dia 27 de novembro na Faculdade de Arquitetura da UEMA, a partir das 8h, mediante a entrega de 1Kg de alimento não-perecível.
   *Os alimentos arrecadados serão doados às famílias dos jovens do bairro da Vila Embratel integrantes do projeto Comunicapaz

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário