quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comunicapaz recebe Fundador e diretor da École de La Paix da França

O Projeto Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel, também chamado de Comunicapaz, recebe nesta quarta-feira, dia 18 de maio, o diretor e fundador da École de La Paix de Grenoble - França, Richard Pétris, que vem a São Luís para assinatura do convênio de Cooperação Internacional com a Universidade Federal do Maranhão.
O convênio é resultado das negociações iniciadas em 2009 com o projeto Comunicapaz que desenvolve ações de promoção dos valores da cultura de paz e do protagonismo juvenil, por meio de oficinas audiovisuais e artísticas, no bairro da Vila Embratel. A École de La Paix que é vinculada a UNESCO realiza uma atividade semelhante ao Comunicapaz, promovendo a cultura de paz e convivência, e desenvolvendo material educativo, entretenimento, pesquisa extensão e formação em Grenoble – França, porém com a experiência de atuação na temática desde 1998.
Além de “a possibilidade de intercâmbio entre França e Brasil, promovendo troca de experiências, capacitação de alunos e professores e técnicos em cultura da paz” como afirma a coordenadora do projeto Vera Salles, a assinatura deste convênio representa para São Luís uma oportunidade de construção da cultura de paz no seu território, que tem como pilares: Educação para uma Cultura de Paz; Tolerância e Solidariedade; Participação Democrática; Livre fluxo de Informações; Desarmamento; Direitos Humanos; Desenvolvimento Sustentável e Igualdade entre gêneros.
A assinatura do convênio será realizada dia 18 de maio as 19:00h na sede da Aliança Francesa, Praia Grande, São Luís. No dia 19 de maio Richard Pétris visitará o Projeto Comunicapaz no Núcleo de Extensão da UFMA na Vila Embratel - NEVE, a partir das 14:00h, onde estão programadas várias atividades com os jovens do bairro como apresentação de teatro do oprimido, Hip-hop e intervenções multimidiáticas (fotos, vídeos, origamis, mostra dos produtos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário