sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comunicapaz estimula criação do projeto TV Vila Embratel

     O Projeto TV Vila Embratel (TVVE) visa elaborar um canal de TV online, produzido por alunos do Curso de Comunicação Social da UFMA e jovens da comunidade, para difundir os aspectos positivos do bairro. A coordenação do projeto é do Profº Márcio Carneiro, do Departamento de Comunicação Social da UFMA e coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM).
    A ideia de criação do projeto decorreu da participação de Carneiro no Projeto “Comunicapaz”, coordenado pela Profª Vera Salles. “Eu fui convidado a produzir duas oficinas de vídeo, uma no primeiro semestre de 2010 e outra no segundo, no Núcleo de Extensão da Vila Embratel (Neve), também conhecido como Adolescentro”, afirma Carneiro.

Em contato com os jovens da comunidade, Carneiro descobriu que eles defendiam o ponto de vista de que a mídia só retratava o bairro de forma negativa. A solução concebida para este impasse foi um experimento de jornalismo participativo que viesse lançar luz sobre os aspectos positivos da Vila Embratel.

     O Projeto TVVE inclui a realização de oficinas de produção audiovisual com base no “Método das pequenas narrativas”, que busca aproveitar a bagagem de informação ficcional (telejornal, novela) dos alunos para fazê-los compreender a linguagem audiovisual com mais facilidade. “Eles irão contar suas próprias histórias usando o formato telejonalístico”, enfatiza Carneiro.

      Durante o ano de vigência do projeto, 2011, serão realizadas quatro oficinas, sendo que cada uma acontecerá em três sábados, sempre das 9 às 12h. Os dois primeiros encontros da primeira oficina já foram feitos, dias 7 e 14 de maio. O próximo acontecerá no dia 21. Os alunos da comunidade são responsáveis pela captação de imagem, por isso a importância das oficinas, e os acadêmicos da UFMA, pela edição de texto e vídeo. A comunidade também participa com sugestões de pautas e comentários sobre os conteúdos do site do projeto, http://www.tvvilaembratel.com/.
Fonte: UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário