segunda-feira, 6 de setembro de 2010

GANDHI: UM HERÓI DA PAZ

Gandhi foi um pacifista e suas idéias sobre a paz são até hoje disseminadas pelo mundo e encontram milhares de seguidores. Também conhecido como Mahatma (grande alma) nasceu na Índia em 1869, se formou em Londres, Inglaterra, em advocacia. Ele se destacou pela prática da não violência ativa, que admite o conflito, mas não a retaliação ou a vingança ao opositor.
Para Gandhi a paz é a condição na qual é possível desenvolver todo o potencial humano, promover a auto-realização individual e fortalecer o sentimento de comunidade entre os seres vivos. Durante o tempo que viveu sempre procurou seguir os princípios da não violência e conseguiu combater o domínio inglês na Índia realizando, vários movimentos populares, entre eles a Marcha do Sal em desafio ao monopólio britânico desse produto.
Realizou inúmeros jejuns e marchas para evitar o derramamento de sangue, foi preso várias vezes por pregar a desobediência civil. Esse método consistia em organizar movimentos de massa de oposição pacífica infringindo deliberadamente a lei que determinasse qualquer forma de discriminação contrária aos princípios que Gandhi defendia.
No dia 28 de janeiro de 1948 foi assassinado por um hindu que se opunha as suas atitudes conciliatórias em relação aos mulçumanos.
Para refletir sobre suas idéias destacamos um de seus pensamentos:
“O primeiro princípio da ação não violenta é a não cooperação com tudo que é
humilhante”

Um comentário:

  1. O que quer que você faça na vida será insignificante, mas é importante que você faça.
    Sabe porque?
    Por que ninguem mais fará...
    (Ghandi)

    ResponderExcluir