sábado, 24 de novembro de 2012

Projeto Comunicapaz/UFMA impressiona professores da Universidade Pierre Mendès e da École de La Paix, da França.

por Élida Aragão

 
menbros da École de La Paix (França), coordenadores do Comunicapaz e coord. do Movimento Nossa São Luís

Na manhã deste sábado, (24), a comitiva francesa, constituída por professores doutores da Universidade Pierre Mendès e da École de La Paix (Escola da Paz), da França, foi ao Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Maranhão na Vila Embratel (NEVE) para conhecer as ações desenvolvidas pelo Projeto Comunicapaz. - que atende jovens, de 14 a 24 anos, moradores da Vila Embratel, trabalhando as diferentes formas de comunicação: vídeo, rádio, jornal, fotografia e web. O projeto é coordenado pela professora Vera Salles, de Departamento de Comunicação Social da UFMA.


mesa composta por SEDIHC, UFMA, UEMA e École de La Paix

Estiveram presentes ao evento, o vice-reitor da UFMA, Antonio Oliveira, a Superintendente de promoção dos Direitos Humanos da SEDIHC, Guadalupe Barros, o professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Christian Delon, que também faz parte da coordenação do Comunicapaz, o coordenador do Movimento Nossa São Luís, Daniel Madorra, representantes do projeto Conexões de Saberes/UFMA e moradores do bairro Vila Embratel. A visita dos franceses faz parte da programação do I Colóquio Internacional de Cultura de Paz, que acontece dias 27 e 28 deste mês, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UEMA, Centro.

O Comunicapaz foi apresentado à comitiva francesa pelos próprios jovens atendidos pelo projeto, que também realizaram apresentações culturais de música, dança afro e teatro do oprimido. Os professores franceses declararam estarem impressionados com o trabalho desenvolvido pelo Comunicapaz e que pretendem levar a experiência desse projeto para a França.

Apresentação dos jovens do Comunicapaz

Houve, ainda, intervenção artística apresentada pelos jovens do projeto Conexões de Saberes, e os alunos do Curso de Comunicação Social da UFMA apresentaram a TV Vila Embratel (TVVE) - projeto de canal de TV online de jornalismo participativo, produzido pelos alunos e jovens da comunidade com o objetivo de difundir os aspectos positivos do bairro, geralmente retratado na mídia de forma negativa.


Apresentação do Conexões de Saberes

O I Colóquio Internacional de Cultura de Paz traz o tema “Tecendo redes de Paz” e vai proporcionar um intercâmbio de experiências locais, nacionais e internacionais em torno da cultura de paz. Conta com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Plan Internacional.

A inscrição para o colóquio e a programação completa está disponível no blog do Comunicapaz, no site www.comunicapaz.blogspot.com.br . O credenciamento será realizado no dia 27 de novembro, na Faculdade de Arquitetura da UEMA, a partir das 8h, mediante a entrega de 1Kg de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão doados às famílias dos jovens do bairro da Vila Embratel que fazem parte do Comunicapaz.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Programação completa do I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CULTURA DE PAZ



Acesse a programação completa AQUI

As inscrições estão disponíveis no link
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dHFlbEtJLThzUENQdEhuWlpqajNpREE6MQ

O credenciamento será realizado no dia 27 de novembro na Faculdade de Arquitetura da UEMA, a partir das 8h, mediante a entrega de 1Kg de alimento não-perecível.
*Os alimentos arrecadados serão doados às famílias dos jovens do bairro da Vila Embratel integrantes do projeto Comunicapaz.

domingo, 18 de novembro de 2012

UFMA e UEMA realizam o I Colóquio Internacional de Cultura de Paz em São Luís


O evento tem participação de membros da École de La Paix, de Grenoble – França, e vai propiciar importantes discussões sobre a Cultura de Paz.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a École de La Paix, da França, realiza nos dias 27 e 28 de novembro o I Colóquio Internacional de Cultura de Paz. Com o tema “Tecendo redes de Paz”. O encontro vai proporcionar um intercâmbio de experiências locais, nacionais e internacionais em torno da cultura de paz e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), da Plan Internacional e será realizado no Auditório da Escola de Arquitetura da UEMA, Rua da Estrela, Centro, São Luís, MA.

Faz parte do evento a visita da comitiva francesa ao bairro da Vila Embratel, dia 24 de novembro, pela manhã, para conhecer as ações realizadas pelo Comunicapaz. Os franceses também irão participar neste mesmo dia, da programação no Núcleo de Extensão da UFMA na Vila Embratel (NEVE), que contará com apresentações culturais dos jovens assistidos pelos projetos Comunicapaz e Conexões de Saberes, ambos da UFMA.

A comitiva também conhecerá o trabalho desenvolvido pela SEDIHC, que articula políticas públicas voltadas para a promoção, proteção e defesa de uma cultura de respeito e garantia dos direitos humanos no Maranhão. Estão agendadas visita s duas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas: Centro da Juventude Canaã (bairro Vinhais) e Alto da Esperança (bairro Anjo da Guarda), ambas desenvolvidas pela Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), órgão vinculado à SEDIHC.

A vinda da comitiva francesa a São Luís tem como objetivo consolidar o convênio de cooperação internacional entre a École de La Paix e a UFMA, assinado ano passado. Além disso, as instituições envolvidas no evento vão considerar a possibilidade de criação de um Núcleo da École de La Paix, bem como a implantação de uma unidade de pesquisa internacional em parceria com a Universidade Pierre Mendès, em Grenoble, na França.

O convênio é resultado de negociações iniciadas em 2009 com o projeto de pesquisa “Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel”, conhecido como Comunicapaz, que desenvolve ações de promoção dos valores da cultura de paz e do protagonismo juvenil, por meio de oficinas audiovisuais e artísticas, no bairro da Vila Embratel.


Projeto Comunicapaz
O projeto de pesquisa “Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel” - Comunicapaz, é uma realização da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Rolim Salles, do Departamento de Comunicação Social.

O Comunicapaz atende jovens, de 14 a 24 anos, que moram no bairro da Vila Embratel, localizado na área Itaqui-Bacanga, trabalhando as diferentes formas de comunicação: vídeo, rádio, jornal, fotografia e web. Por meio das oficinas de capacitação os jovens têm a oportunidade de conhecer os valores da cultura de paz e, assim, disseminar esses valores na comunidade onde vivem.

O projeto utiliza a metodologia da pesquisa-ação, com envolvimento dos pesquisadores em todas as fases do projeto. Tem parceria com a Agência de Notícias da Infância Matraca, que atua na defesa e promoção dos direitos de adolescentes e jovens no Maranhão, utilizando os meios de comunicação, com a École de La Paix, com 10 anos de experiências de cultura de paz em Grenoble-França e se articula com as redes da UNESCO no mundo. São também parceiros no evento a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania e a Plan Internacional,organização não governamental de origem inglesa, que há mais de 70 anos está voltada para a defesa dos direitos da infância.


École de La Paix – Grenoble, França
Oficialmente criada em 1998, com o apoio da prefeitura da cidade de Grenoble, na França, e várias organizações fundadoras (Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso da Humanidade, Comitê Católico contra a Fome e para o Desenvolvimento, a Liga de Educação e Doutores do Mundo), a École de La Paix age por meio de atividades educacionais em áreas prioritárias, em escolas da cidade de Grenoble, em parceria com outras instituições. Também atua por meio de pesquisa e documentação para prevenir ou mediar conflitos.

A École de La Paix é vinculada a UNESCO e promove a cultura de paz e convivência, produz material educativo. Trabalha com pesquisa, extensão e formação desde 1998.

Coordenadores do projeto Comunicapaz:
Prof. Vera Salles (UFMA) - (98) 99343085
Prof.Christian Delon (UEMA) – (98) 8852-6732
     Inscrições para o Colóquio
     Para se inscrever, preencha e envie o formulário de inscrição, disponível no link https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dHFlbEtJLThzUENQdEhuWlpqajNpREE6MQ

    O credenciamento será realizado no dia 27 de novembro na Faculdade de Arquitetura da UEMA, a partir das 8h, mediante a entrega de 1Kg de alimento não-perecível.
   *Os alimentos arrecadados serão doados às famílias dos jovens do bairro da Vila Embratel integrantes do projeto Comunicapaz

   

domingo, 11 de novembro de 2012

I Colóquio Internacional de Cultura de Paz



O I Colóquio Internacional de Cultura de Paz é uma iniciativa do projeto de pesquisa “Meios de Comunicação e a cultura de paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel”, Comunicapaz, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento pretende promover os valores da cultura de paz por meio do debate com a sociedade civil, aprofundando o tema “Tecendo redes de Paz”.

Dias 27 e 28 de novembro de 2012, no auditório da Faculdade de Arquitetura
Rua da Estrela, 472, Centro, São Luís, Maranhão

ComunicaPaz


O projeto de pesquisa Comunicapaz, do Departamento de Comunicação do Departamento de Comunicação Social da UFMA, atua desde 2010 no bairro Vila Embratel, localizado na área Itaqui-Bacanga. Já atendeu 150 jovens, de 14 a 24 anos, utilizando a linguagem audiovisual, com o auxílio das ferramentas de comunicação (blog, vídeo, fotografia, rádio) e a linguagem artística (teatro do oprimido, dança). É uma iniciativa que busca criar espaço para os anseios dos jovens da comunidade afirmar suas identidades e revelarem suas vocações.

École de La Paix (Escola da Paz)


A École de La Paix, fundada em 1998, apóia projetos que trabalham a cultura de paz e que tenham como resultado experiências bem sucedidas. África, Ásia e América Latina já abrigam projetos de solidariedade internacional chancelados pela École de La Paix, que aporta agora em São Luís para dar continuidade a sua atuação em benefício da promoção de uma cultura de paz, por meio do diálogo, da educação e da ação.




quinta-feira, 21 de junho de 2012

EU SOU ASSIM


(ELZEMAR E ÊNIO)
SOU COMO FORTALEZA EM MINHA TERRA
E EM MINHA PELE A NOITE LINDA PASSA
O LUAR SE FAZ PRESENTE EM MEU CAMINHAR
E AS ESTRELAS CONTEMPLAM O SORRISO AO ME AMAR

PELA MANHÃ SOU FORTE RUMO À VEGETAÇÃO
COM O CORAÇÃO VOLTADO AO FUTURO PROMISSOR
NÃO TENHO MEDO DAS FERAS QUE ME CERCAM
NEM MESMO DAS MATAS QUE ME ESCONDEM

SOU LIVRE HOJE E PRETENDO SER ASSIM
SOU FIEL AO QUE ACREDITO E NUNCA TEREI FIM
VOU VOLTAR AO MEU LAR E MINHA FAMILIA ENCONTRAR

SORRISOS E SORRISOS DE ESPERANÇA
VOLTADOS AO CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA
DAQUELA QUE TAMBÉM TRAZ O LUAR NO OLHAR
E TUDO O QUE É MAIS BELO EM MIM
VOCÊ APRENDERÁ A AMAR.
(texto elaborado por dois jovens do projeto COMUNICAPAZ)

O BRANCO, O PRETO E O AMARELO


(GEÍSA E DANIELA)
BRANCO, PRETO, AMARELO
DE QUE ME IMPORTA A COR
SE TODOS SOMOS IGUAIS?

BRANCO, PRETO, AMARELO
DIFERENCIAR-TE POR TUA COR
É DESUMANO DEMAIS

NÃO PODIÁMOS SENTAR NA FRENTE
ATÉ QUE A NEGRA VOZ DESAFIOU
QUEBRANDO AQUELE PARADIGMA
QUE O HOMEM BRANCO CRIOU

CONQUISTAMOS MIUTAS COISAS
QUE A SOCIEDADE HÁ DE NOS DIZER
MAS SÓ QUANDO MINHA COR NÃO MAIS IMPORTAR
ESSA BATALHA IREMOS VENCER

BRANCO, PRETO, AMARELO
JUNTOS NESSA CAMINHADA
IREMOS VENCER O PRECONCEITO
QUE PREDOMINA NESSA SOCIEDADE
CONTRA MEU POVO NEGRO.
(texto de duas jovens integrantes do projeto Comunicapaz)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Confirmados local e data para IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente


A Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão acontece nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2012 no Espaço Renascença (Rua Carutapera nº 05, Renascença II, próximo ao Conselho Regional de Medicina).

Este ano a Conferência, que é aberta ao público, tem como tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Depois de passar por etapas municipais os participantes irão propor ações que possam colocar prática um plano que será executado em 10 anos.

A Conferência está sendo construída sob 5 eixos estratégicos: 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos, 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Mais informações:
Maria Ribeiro – (98) 3231 1445/ 8709 5905
Elisângela Cardoso – (98) 8709 5907
Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Cidadania – (98) 3221 5715
(matéria do site http://matraca.org.br)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Oficina de Edição do Documentário

Após um período de recesso o Comunicapaz retoma suas atividades na comunidade com força total. Já aconteceram três encontros nos dias 24 e 31 de março e 14 de abril, com gravações do documentário sobre o Comunicapaz, avaliação do projeto e planejamento para as próximas atividades.

O próximo encontro será realizado este sábado, dia 21 de abril, às 14h, no Núcleo de Extensão da Vila Embratel - NEVE, com a realização da oficina de Edição do Documentário orientada por Eugênio Itskovich cineasta, coordenador do Museu Russo e voluntário do Comunicapaz.